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5 dicas para construir uma dieta equilibrada de verão

É comum, nesta época do ano, as pessoas terem mais preocupação em manter uma alimentação saudável. Alternativas de alimentação mais leves e frescas ganham preferência para combater o calor da estação. Adotar uma alimentação equilibrada é fundamental independentemente da estação.

 

Por isto, nomeei 5 dicas importantes para manter o seu verão mais saudável:

 

1. Alimentação saudável no verão e no ano todo

 

•            Frutas, e hortícolas são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes. Uma sugestão é consumir as frutas da estação.

•            O peixe é o mais indicado para esta época, tanto como petiscos como em prato principal. Varie entre grelhados, ceviches, em saladas, cozidos e assados, evitando os fritos;

•            Evite os alimentos industrializados e congelados em excesso, pois costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares.

 

2. Beba água

  

Durante o verão, as temperaturas ficam mais elevadas, é preciso ter mais atenção para consumir alimentos ricos em líquidos:

•            A melhor forma de manter a hidratação é ingerindo água, água aromatizada, chás, sumos naturais sem açúcar, água de coco, saladas cruas, legumes e frutas também pode auxiliar na hidratação do organismo.

 

3.Opte por refeições leves

 

Dê preferência a alimentos mais leves e ricos em água e nutrientes para evitar a sensação de cansaço.

 

4.Vá para a cozinha

 

Quando participa na preparação das suas refeições, tem mais possibilidades de escolher as refeições que vai ingerir. Planeamento é essencial para quem procura manter um peso saudável no verão.

 

 

5. Cuidados com a higiene e conservação

 

Com as altas temperaturas, aumenta o risco de contaminação dos alimentos, provocando infeções alimentares. Reduza o risco da contaminação higienizando corretamente os alimentos, e desta maneira garanta uma dieta equilibrada e saudável o verão inteiro.

 

Opte sempre que possível por alimentos de qualidade.

Dra. Ana Pinto

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