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5 dicas para retomar a rotina alimentar após as férias

O fim das férias significa retomar as atividades que fazemos regularmente no nosso dia a dia e muitas pessoas acreditam que a rotina é algo cansativo e que só nos causa stress. De facto, ela poderá ser, se a sua rotina não estiver em equilíbrio com um estilo de vida que priorize o seu bem-estar.

 

Contudo, é exatamente a rotina que nos dá a segurança e uma possível previsibilidade dos nossos dias.

 

É dentro desta rotina que conseguimos organizar e planear as nossas atividades, como a nossa ida ao ginásio, preparar uma refeição saudável ou ter um momento de lazer com os nossos filhos.

 

Como fazer, para recuperar aqueles hábitos que tínhamos antes do descanso?

 

A nutricionista Ana Pinto partilha algumas dicas: 

  1. Comece com pequenos passos. Dê prioridade às atividades que lhe fazem falta. Por exemplo: se nas férias fez caminhadas, mantenha esse hábito até conseguir fazer mais exercícios.
  2. Na alimentação a mesma coisa: volte aos seus hábitos saudáveis sem stress de forma confortável. Procure preparar os seus snacks saudáveis, ingerir mais verduras e legumes, smoothies saudáveis e sumos detox pela manhã. Retire todos os excessos processados. 
  3. Acrescente sementes e grãos para ter mais saciedade, e assim evitar os excessos.
  4. Reduza a ingestão de álcool gradualmente e inclua mais chás, água ou sumos naturais.
  5. Estabeleça horários para acordar, fazer as refeições e ir deitar-se, para que o seu organismo volte ao seu horário biológico.

 

Agora, cuidado: a tentativa de resgatar tudo de uma única vez pode fazer com que essa missão se torne exaustiva e desanimadora. É como tentar subir uma escada de três em três degraus: até podemos conseguir fazer isso uma ou duas vezes, mas vamos cansar-nos rapidamente.

 

Portanto, para dar início a este plano de forma sustentável, dê um primeiro passo e certifique-se de que está confortável nele. Em seguida, avance para o segundo, o terceiro e assim sucessivamente. 

 

Bom retorno.

Ana Pinto

Nutricionista (0599N)

 

 

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