Notícia

Cuide do seu coração

 

Sabia que 17 milhões de pessoas morrem com doenças cardiovasculares? 

30% do total de mortes estão relacionadas com doenças cardiovasculares.

5 Dicas para um coração mais saudável

 

  1. ALIMENTE-SE BEM - É possível seguir uma dieta equilibrada e saborosa com proteínas, fibras, hidratos de carbono e gorduras. Atenção ao consumo de sal que não deve ultrapassar 6 g /dia e
    25g de açúcar/dia; 
  2. FAÇA EXERCÍCIOS - Caminhar 1 hora por dia reduz os riscos para doenças cardiovasculares. Ajuda a combater o stress e liberta mais hormonas da felicidade; 
  3. CHECK-UP  - O check -up da saúde do coração deve começar aos 30 anos de idade, mas pessoas com histórico familiar podem começar antes;
  4. ATENÇÃO AOS SINTOMAS -  Nem sempre os problemas do coração apresentam sinais. Atenção para qualquer dor ou sensação incomum, tontura, palpitações, falta de fôlego e dores nas pernas sem motivo;
  5. FATORES DE RISCO - Uso de cigarros, álcool, sedentarismo, diabetes e obesidade são fatores de risco para as doenças do coração.

5 ALIMENTOS CARDIOPROTETORES 

  1. Aveia - Contem beta glucana, fibra que auxilia na redução do colesterol e também no equilibrio da glicose;
  2. Frutos secos - Protegem o coração; 
  3. Maçã - Possuí uma vasta variedade de nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e E , potássio, flavonoide e fibras. Já por conta da pectina, um tipo de fibra solúvel, a maçã também contribui para a redução dos níveis de colesterol;
  4. Uvas - Contém flavonoides, ácidos fenólicos e o revesratrol, que tem a ação antioxidante, protegem o coração e ajudam a controlar o HDL, o bom colesterol. 
  5. Salmão - Peixes como a sardinha, atum e salmão têm alto teor de ómega 3, tipo de gordura que tem sido relacionada com o controlo da pressão arterial, dos triglicerideos do colesterol, da glicose e do peso. 

Dra. Ana Pinto

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